• edição 23
  • home
  • editorial

Editorial

 

Conhecendo o passado

 

Como era a vida no passado remoto? Será que o nosso planeta era parecido com o que conhecemos hoje? Essas perguntas, intrigantes até os dias atuais, acenderam a chama da inquietação científica em alguns pensadores que, aliando os conhecimentos da Biologia e da Geologia, deram forma a um novo campo de estudo: a Paleontologia.

Pacientemente, essa ciência feita com ferramentas pesadas, viagens longas e exposições constantes a extremos climáticos foi desenvolvendo técnicas e métodos que permitem determinar com um pouco mais de clareza como era a Terra antes que nossa própria espécie tivesse surgido.

Popularizada por filmes e documentários, livros e exposições, a Paleontologia ganha, a cada dia, mais adeptos.  Embora no Brasil ainda falte a estruturação de espaços físicos adequados tanto para a realização de pesquisas como para atividades de divulgação, essa área do conhecimento tem desvendado vários mistérios enterrados em camadas profundas do solo de nosso país.

Nesta edição da ClickCiência, apresentamos um pouco da Paleontologia e de suas diversas áreas de pesquisa, como a paleobotânica e a micropaleontologia. Também não poderíamos deixar de falar sobre os grandes e curiosos dinossauros e sobre o que se sabe destes gigantes em solo brasileiro. Nesta matéria, inclusive, você fica sabendo sobre quem eram esses nossos conterrâneos e sobre os vestígios deixados por eles na forma de icnofósseis.

Na nossa seção de entrevistas, Max Cardoso Langer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, fala sobre o cenário das pesquisas no Brasil. Também nesta edição, você fica sabendo um pouco mais sobre a Paleoarte e suas técnicas de “ilustração” do mundo pré-histórico. Além disso, aproveite para dar uma olhada na nossa indicação do documentário "Walking with Monsters".Fim do editorial

 

 

Boa leitura!